terça-feira, 22 de maio de 2012

Meu Primeiro Amor – Parte 2 (ou Meu Segundo Amor!)


O FIFA 95 foi só no aluguel, quase não mudou nada do primeiro... Mas no FIFA 96!! Era esse o nome dele: FIFA 96! Ahhh, lembro que economizei muito meu dinheiro (o que daria uns R$ 10,00, hoje) e enchi muito meu pai pra ele completar o resto. Pela chatice, venci (só pra variar!). Ele completou com o pouco que faltava (mais ou menos uns R$90,00, nos dias de hoje). Lembro da caixinha vermelha na minha mão, dentro da loja da Super DB (Alguém? Musiquinha: “A Super DB é o supermercado da criança. Tem boneca, tem carrinho e conforto pra comprar. Blá-blá-blá...” Lembrou?).


FIFA 96! Caixinha vermelha, da Tec Toy! Tenho guardado até hoje...


Lembro de abrir o jogo no carro e ler o manual ali mesmo. Isso porque minha mãe precisava ir ao banco... Mas EU precisava jogar! Eu tinha lido na Ação Games (Agora você lembrou, né???) que essa versão vinha com som de fogos, palmas da torcida e a buzina (!) na hora da comemoração! Caraca! Devia ser fantástico! E a principal razão de me fazer comprar o jogo, assim que saiu: Brasileirão! Todos os times do Rio e de São Paulo (e o Inter de Porto Alegre). O jogo era igual, ainda com nomes fictícios, mas só de fazer os grandes clássicos do Brasileirão já valia a pena! Só pra fazer o gol e tentar imitar, na buzina, as cornetas do Vôlei! (pam-pam-pam-pa-rã! pam-pam-pam-pa-rã!).

O FIFA sempre foi o jogo que mais tempo ficou no meu console. Bom, o FIFA ou qualquer outro futebol. Ainda em 96, já com o PC, optei por “baixar” a versão do FIFA para computador (por “baixar” entenda: comprei uma caixa de disquetes e dei pra um amigo fazer um “dd”/diskcopy. Esse comando, com certeza, você lembra!). Além do gráfico melhorado, havia a ENORME vantagem de se gravar o replay. Eram gols e jogadas registradas e passadas, por disquete, de amigo para amigo. Era o Youtube da pré-história fifeira!

Nessa época, também, ganhei meu Super NES. E FIFA’96 era a primeira versão a chegar ao console da Big N. Era, basicamente, a versão 93/94. Com uma grande diferença. Uma GIGANTESCA diferença. O jogo permitia que você usasse os botões L ou R para colocar EFEITO na bola! Precisa dizer mais alguma coisa??? Gráficos melhorados + efeito = Minha consagração! Cheguei a ser conhecido como Romário entre os primos! Sério! Manda “ni mim”, que eu resolvo! E eu chutava de qualquer canto. Fiz gol, com efeito, até da lateral direita. Jogávamos em 6 pessoas (sim, eu comprei o multi-tap!), durante horas, horas, horas...

FIFA 97 “baixei” (de novo) para o computador. A “grande” inovação do jogo era um futebol de salão – mequetrefe – 6 contra 6, sem lateral... Nessa época – e depois, durante um bom tempo – meu console esteve dominado por International Super Star Soccer Deluxe (A7 – Allejo ETERNO, maior que Pelé). Em 1998, nova versão do Fifa, agora “Road to Word Cup”. Fiz questão de comprar o original para PC. Abertura do Jogo : Song 2 – Blur. Só por isso já valia a compra! (acho que minha mãe se encheu de ouvir essa música, eu jogava toda hora FIFA 98, com o som do PC num amplificador de guitarra! Que, aliás, queimei enquanto jogava GP2. Inventei o cinema 4D nesse dia! Meu carro bateu, aquele puta som de motor acelerado e começa a sair fumaça debaixo da mesa! Legal, né? Pena que era o amplificador). Cheguei a comprar a versão 99 (abertura do Fatboy Slim), mas acabou jogado. Surgia o Winning Eleven no meu Playstation.


Que gráfico, hein? Isso era 3D!!! Chora PS3 e Xbox360!!!


Dez anos depois – sim, o hiato foi longo! Baixei (agora sim: da internet!) todas as versões para PS2, mas jogar, mesmo, nenhuma... – voltei a jogar FIFA, já no Xbox 360. Versão 2008. E como qualquer PESista, que se preze, desdenhei do jogo. Desdenhei e disse que achava o PES muito superior, disse que não queria nem de graça o FIFA (por isso tenho de ouvir, até hoje, da minha esposa: “O que? Vai jogar FIFA de novo? Mas você odiava FIFA!!!”). E, já na versão 2009, as mudanças e melhorias do FIFA foram tão grandes, que voltei... Voltei e me sinto em casa!

Não estou aqui para discutir qual o melhor (FIFA x PES), mas sim contar um pouco da minha experiência com o FIFA (com o PES da pra fazer a mesma coisa. Até, porque, é o jogo que mais tenho versões para um console!). Acho que cada um se adapta a um tipo de jogo. O meu, hoje, ainda é o FIFA.

Um comentário:

  1. Cara, também tenho o FIFA96!!! até hj, foi o primeiro fifa que comprei pro mega, os anteriores tb só alugava e confesso que gostava mais do 95, mas meu preferido sem dúvidas foi o 98! mas pena que vc traiu o fifa por todo esse tempo, perdeu muitas versões bacanas...

    ResponderExcluir